A vacinação contra a covid-19 para os grupos prioritários terá continuidade nesta sexta e sábado na região.
Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira, das 9h às 16h, mais um dia de vacinação no formato drive-thru, no estacionamento do Farol Shopping. Os grupos beneficiados são os idosos de 71 anos para a primeira vacina; de 83 a 84 anos, que receberão a segunda dose, e profissionais da área da saúde acima de 35 anos.
A expectativa é de vacinar duas mil pessoas desses três grupos na Cidade Azul. Na vacinação dos profissionais da saúde serão contemplados também os estudantes universitários que atuam em estágios clínicos.
Em São Ludgero, a vacinação também ocorre nesta sexta-feira, das 8h às 13h, para os idosos com 70 anos que receberão a primeira dose. Será no mesmo sistema drive-thru, em frente à ESF margem esquerda, local onde funciona a sala de vacinas. Os idosos acamados serão vacinados em suas residências.
Segundo a responsável pela sala de vacinas, Rosi Borba Werncke, estão cadastrados no sistema um total de 77 idosos. “Pedimos aos idosos com gripe que aguardem para vacinar quando melhorarem”.
Já em Laguna, idosos que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no dia 6 poderão se vacinar neste sábado, no Centro Cultural, das 13h até 17h. Duas equipes de vacinadores estarão no local aplicando as vacinas dentro do carro (modo drive-thru) ou não, conforme a preferência do idoso.
FMS alerta que não é preciso chegar muito cedo
Nos últimos dias da campanha de vacinação contra a covid-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão tem percebido uma aglomeração de carros nas primeiras horas de imunização. “A maioria está indo muito cedo. Nós iniciamos a ação às 9h e já tem pessoas desde às 6h nos aguardando”, explica Daisson Trevisol, diretor-presidente da FMS, que classifica a situação como desnecessária. Segundo ele, há doses para todos aqueles que se enquadram na faixa etária de idade especificada. “Garantimos que temos doses, por isso, venham todos com calma. Chegue mais tarde e não se preocupe com filas”, completa. Ressalta-se que todos os protocolos de segurança e combate ao coronavírus estão sendo respeitados e aplicados. Da mesma forma, cada profissional de saúde tem tomado os devidos cuidados durante a aplicação da imunização.
Para a vacinação nos idosos é necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além do comprovante de 1ª dose para aqueles de 83 e 84 anos, imunizados no dia 5 de março.