Davi Nascimento/DS Planejamento de meses, convites entregues, vestido escolhido e a expectativa do grande dia batendo à porta. A festa de casamento dos noivos Ângela e Everton, de Tubarão, marcada para o dia 16 de maio, foi adiada. Com o aumento dos casos ligados à pandemia da Covid-19, o setor de eventos foi atingido diretamente pelas medidas de restrição que proíbem a realização de reuniões, festas, congressos e outros eventos públicos.
A notícia gerou tristeza e frustração. “Sabemos o quão necessárias são as medidas de isolamento, mas é impossível não se abalar com um sonho adiado”, destaca a noiva Ângela Batista Maciano. O trabalho em conjunto com o cerimonial foi decisivo para o agendamento da nova data com os fornecedores. “A VM Assessoria em Eventos está à frente da organização do nosso casamento, e com certeza esse profissional faz toda diferença durante o processo, e ainda mais num momento atípico como este. Apesar da frustração, fiquei tranquila e segura de que tudo seria ajustado da melhor forma. O cerimonial com carinho e muita dedicação torna tudo mais leve”, enfatiza.
Vanessa Mendes é proprietária da VM Assessoria em Eventos, que opera no mercado desde 2011, e afirma que é necessário tranquilidade e negociação. “Sabemos que é uma fase, e que não está sendo fácil para nenhum setor. A crise veio nos mostrar o quão frágil e quão fortes podemos ser. Estamos engajados na campanha “remarque, não cancele”, buscando as melhores negociações para nossos clientes e também priorizando alternativas para não prejudicar nossos fornecedores, que são peças fundamentais em todo o processo”, destaca Vanessa.
Outro cliente que precisou remarcar seu evento foi a Celesp Materiais Elétricos e Iluminação. Estava tudo pronto para a celebração de 25 anos da empresa, com mais de 600 convites entregues.
“Nossa preocupação principal foi com a saúde de todos os convidados e fornecedores, por essa razão definimos uma nova data e entramos em contato com a assessoria para ver quais seriam as providências a serem tomadas”, declara a gerente de projetos da Celesp, Vanessa Dagostin.
Busca de alternativas
A necessidade de se reinventar também é uma realidade para a empresa de assessoria e cerimonial. Apesar do trabalho intenso com as remarcações dos eventos, é necessário movimentar o caixa. “Estamos buscando alternativas para continuar fechando contratos e manter nossa equipe ativa, antecipar a organização de novos eventos. Com as remarcações, alinhar fornecedores e encontrar um sábado em comum está cada vez mais difícil. É hora de avaliar e enfatizar a necessidade e as vantagens da realização de eventos em dias alternativos, agregar produtos ao segmento e movimentar nossas mídias sociais para mostrarmos que estamos juntos no combate à pandemia e atuantes na continuação dos sonhos, apenas adiados”, reforça Vanessa.
Distanciamento social e fotografia
O fotógrafo Davi Nascimento, de Tubarão, tem reestruturado a agenda em tempos de quarentena, potencializando o seu trabalho em formato de ensaios com base nas novas regras de distanciamento social.
Davi observa que “um grande ponto que nos ensina essa questão de crise é que tem algo muito batido no mundo profissional, em que sempre se defendeu que as pessoas precisam ser cada vez mais especialistas em determinado assunto, não abrir muito o leque do seu trabalho, ir mais a fundo em busca de um trabalho só, qualificando-se nele, e isso prova, com a crise, que embora seja importante a especialização, não é o ideal da forma como imaginávamos”, avalia.
Não ter apenas um foco, um único trabalho, pensar somente em uma direção, tem possibilitado ao fotógrafo tubaronense seguir trabalhando e superando a expectativa dos clientes. Quando do retorno dos eventos, ele também irá valorizar profissionais do segmento de fotos que foram prejudicados com a pandemia. “Nós temos uma estrutura que tem permitido nos manter mesmo com o adiamento desses eventos, mas há profissionais que não. Nosso propósito é ajudar e permitir que os colegas tão logo se restabeleçam. O setor de eventos foi o primeiro a parar, e não tem previsão de retorno”, declara.
Possibilidades na crise
Encontrar possibilidades em meio à crise está sendo o desafio dos empresários. Na área alimentícia, o chef Saimon Novack encontrou uma maneira para não ficar parado. No mercado há quatro anos e com agenda lotada, ele investiu em novas modalidades. Além de reforçar a atuação nas redes sociais com a publicação de receitas e um retorno surpreendente dos seguidores, ele lançou o produto Evento na Caixa. “A ideia é proporcionar um evento gastronômico completo, enviado em uma caixa. É como se fosse um delivery, porém mais elaborado, refinado, personalizado, características marcantes do nosso trabalho em eventos”, explica.
Antes de lançar a ideia nas mídias sociais, o chef procurou analisar o mercado. Um menu foi elaborado e enviado somente para os clientes. “A aceitação foi espontânea e expressiva, e na semana seguinte já havia mais de 20 pedidos”, comemora.
O produto não somente ajudou a empresa em meio à crise como também movimentou outros negócios. “Nós fomos atrás de embalagens adequadas, caixas, arranjos, tecidos e outros materiais mais orgânicos. A nossa meta é proporcionar uma experiência desde o momento do recebimento da caixa, para valorizar ainda mais a comemoração íntima, seja ela aniversário ou aniversário de casamento”, ressalta Saimon.
A nova proposta manteve a equipe ativa. Outro destaque é a logística feita pelos garçons que compõem o time de Saimon. “Adequamos as funções e assim conseguimos uma entrega seguindo todas as normas para evitar a disseminação da Covid-19, e tudo com muita cordialidade, personalidade e carinho aos nossos clientes”, lembra o chef.