O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, revelou, por meio de nota enviada a todos os gestores em Saúde nos municípios, a situação de colapso no sistema de saúde catarinense. Ele encaminhou um ofício aos 295 secretários municipais alertando para a manutenção de estoques de insumos, principalmente os relacionados ao “kit intubação”.
Além do ofício, ele também encaminhou uma mensagem oficial alertando sobre a necessidade do isolamento social. “Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a Oeste, estamos entrando em colapso! Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença. Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais, e que convoquem toda a força de trabalho da saúde para o enfrentamento”, disse por nota.
“Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas, mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações”, completou.
No ofício enviado, o secretário ainda fala que, “considerando o aumento expressivo dos casos de covid-19 no Estado de Santa Catarina, houve um aumento de pacientes que necessitam de leitos de UTI para tratamento e a necessidade de abertura de novos leitos de UTI parao atendimento da demanda. Reiteramos a necessidade de que todas as Unidades de Saúde reforcem seus quantitativos em estoque dos medicamentos que compõem o “kit intubação” e dos demais medicamentos para assistência a esses pacientes”.
Hospitais estão lotados
Até esta quinta-feira, os quatro hospitais da região com leitos de UTI covid permaneciam com 100% de ocupação. No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), os 12 leitos estavam ocupados com pacientes confirmados com a doença. No Socimed, também havia 12 leitos ocupados. Em Imbituba e Laguna, os hospitais São Camilo e Senhor Bom Jesus dos Passos, respectivamente, também estavam com 100% da ocupação.