18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Saúde das pernas vai além da estética

Membros precisam de atenção e cuidados especiais

24/07/2024 06:00|Por Redação

Manter as pernas bonitas é uma tarefa para mulheres e homens que se preocupam com aspectos estéticos.

Muitos pacientes procuram melhorar a aparência dos membros inferiores, quando não há sintomas aparentes, somente para manter a autoestima. Para tantas outras, a beleza está em segundo plano, quando há varizes. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presença das varizes pode causar sintomas severos ou complicações, que vão desde o desconforto e limitações na realização de atividades até mesmo com a ocorrência de uma trombose venosa (que é um coágulo dentro da veia), entre muitos outros problemas de saúde.  Para todos os tipos de casos, um cirurgião vascular deve ser consultado.

“Varizes são veias da perna que se dilatam e ficam sinuosas, que sofrem um processo degenerativo e perdem a sua elasticidade, dificultando a circulação sanguínea. É um problema vascular mais frequente na população em geral, não tem cura, mas que precisa ser tratado para evitar uma série de consequências à saúde”, explica a cirurgiã vascular do Complexo Médico Provida, Karina Silvestri Bueno.

Os sintomas das varizes, segundo a médica, podem variar, desde um quadro assintomático até a desconfortos e dores severas que limitam a realização de atividades do cotidiano. “Alguns sinais de alarme da presença de varizes que precisam de atenção especial. Outros sintomas que podem ocorrer com maior gravidade e que precisam de atendimento especializado com uma certa urgência são as varizes se romper, ter sangramento. Pode acontecer de haver endurecimento dessas veias, que são inflamações e flebites”, alerta a cirurgiã vascular.

Tratamento

As indicações para tratar as varizes vão desde uso de medicamentos para aliviar os sintomas, uso de injeções em forma de espuma, que são realizadas no próprio consultório, até a realização de procedimentos cirúrgicos, além da escolha do paciente em melhorar a aparência estética. Em casos leves ou sem sintomas, o cirurgião vascular também orienta medidas preventivas.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR