Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Saúde alerta sobre perigo das aranhas-marrons

Agravamento da picada pode ocorrer horas após o contato

18/06/2025 06:00|Atualizada em 19/06/2025 13:09|Por Redação

Acidentes envolvendo aranhas são relativamente comuns, mas na maioria dos casos não resultam em complicações clínicas significativas. Ainda assim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância de a população adotar medidas de prevenção e estar atenta aos cuidados necessários, especialmente em relação à aranha-marrom.

A aranha-marrom é relativamente pequena, com cerca de 1 cm de corpo e até 3 cm de envergadura quando adulta. Possui coloração marrom-acastanhada uniforme e vive em teias irregulares, onde captura insetos, sua principal fonte de alimento. “A picada, em geral, é indolor no momento. Após algumas horas, surge uma ferida no local, geralmente avermelhada, com pontos azulados ou esbranquiçados, que é a lesão mais característica da aranha-marrom. Em alguns casos, a pessoa pode evoluir para um quadro mais grave, com sinais como escurecimento da urina”, alerta o infectologista Renato do Carmo Said.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Habitat   

A aranha-marrom pode sobreviver em temperaturas entre 4°C e 40°C, tanto em lugares urbanos quanto rurais. Em ambientes externos, ela pode se abrigar entre telhas, tijolos, materiais de construção empilhados, folhas secas, cascas de árvores, paredes e muros. Já em locais internos, atrás de quadros, armários, livros, caixas e objetos pouco manuseados.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR