Nesta sexta-feira, São Ludgero comemora 58 anos de emancipação. O prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a história do município orgulha e motiva para o futuro. “Todas as famílias naturais desta terra e aquelas que a escolheram para residir e empreender visualizam facilmente os avanços positivos já alcançados, que estamos no caminho certo, todos os segmentos unidos e na mesma direção, rumo a muitas conquistas ainda a serem celebradas e comemoradas”, pontua.
“São Ludgero é uma cidade que funciona em sintonia com os setores público e privado, gerando riquezas, renda, empregos, qualidade de vida e que tem diversas entidades sem fins lucrativos incentivando e multiplicando o amor ao próximo”, comemora o prefeito.
“Eu tenho orgulho de estar como prefeito de São Ludgero, cidade que me acolheu há muitos anos. Ao falar do aniversário, várias imagens guardadas em minha mente surgem, entre elas as plantações que eu e minha família fazíamos trabalhando de arrendatários na região do perímetro urbano, na proximidade do Centro Educacional Professor Henrique Buss, área que atualmente está tomada por residências. Presenciei, assim como inúmeras pessoas da comunidade, o desenvolvimento da cidade, parte de infraestrutura, o crescimento industrial, do comércio, da prestação de serviços, agronegócios e atendimentos públicos”, lembra.
A cidade já ultrapassou 13 mil habitantes. Quando foi emancipada, em 12 de junho de 1962, registros apontam para apenas duas mil pessoas. “Uma terra que tem nos alemães e na Igreja Católica um marco histórico muito forte, mas que recebeu e respeita todos os credos religiosos e etnias”, ressalta Iba.
“São Ludgero está fazendo o dever de casa, orgulhando as famílias que aqui residem, a região, Santa Catarina e o Brasil. Somos reconhecidos nacionalmente por termos todas as residências nas áreas urbana e rural com tratamento de esgoto doméstico, pela qualidade educacional, pelo trabalho realizado na saúde, na infraestrutura, os avanços conquistados na área social, o empreendedorismo rural e industrial, as conquistas do comércio, a ampliação na área de prestação de serviços, temos o fomento esportivo, a cultura e muito mais. Cada um de nós é peça fundamental para essa engrenagem que vem sendo referência positiva ao longo dos anos em vários segmentos”, conclui o prefeito.
Moradores são convidados a declarar amor ao município
No aniversário de São Ludgero não haverá a tradicional festa para comemorar a data. Como a pandemia do coronavírus impede a realização de eventos, a prefeitura está convidando a população para festejar de outra forma, integrando uma corrente do bem, onde as pessoas podem demonstrar o amor que sentem pela cidade e pela sua história.
A declaração de amor a São Ludgero pode ser feita através da publicação de mensagem, foto ou áudio nas redes sociais; colocação de faixas ou cartazes nos estabelecimentos comerciais e empresas, interna e externamente; ou mesmo decorando as fachadas das casas, carros ou até bicicletas.
Segundo a prefeitura, ao longo da semana muitas pessoas já mudaram o perfil nas redes sociais demonstrando seu amor por São Ludgero. Repartições públicas e comerciantes estamparam a bandeira do município nas vitrines e recepções e colocaram cartazes e faixas.
Mesmo sendo a data de aniversário, em São Ludgero a sexta-feira não será feriado e sim de trabalho. “Com base em uma lei complementar, os feriados municipais de aniversário da cidade e do padroeiro, se caírem entre terça e sexta-feira, são antecipados para segunda-feira. Então, o feriado já aconteceu no dia 8.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que é gratificante perceber que, mesmo diante de uma situação difícil que todos estão enfrentando, as pessoas fazem questão de demonstrar seu amor pela cidade, cada uma do seu jeito. “A ação pode ser grande ou pequena e de várias formas. O importante é a atitude sincera. Gratidão a todas as pessoas que já se manifestaram e ainda irão demonstrar o amor por esta terra”, ressalta o prefeito.
Sem festa em 2020
Todos os anos, a prefeitura promove uma programação especial para comemorar o aniversário. “Infelizmente, nos 58 anos, não podemos festejar da forma tradicional, mas felizmente o carinho das pessoas pela cidade e a criatividade está fazendo com que tão importante data não passe em branco”, reforça o prefeito. Uma das ações que está sendo importante é que o aniversário dos 58 anos de São Ludgero está sendo trabalhado, mesmo a distância, com os alunos da rede municipal de ensino. Foram desenhos, vídeos e montagens trabalhadas entre escola, alunos e famílias.
História começou em 1870
Os primeiros colonos vieram em 1870, da região alemã da Westphalia, que tem como padroeiro São Ludgero, homenageado com a criação do município que leva seu nome.
Hoje, o destaque desta herança germânica sobrevive na religiosidade e nas famílias que ainda preservam a língua alemã.
O ano de 1900 marca um passo importante da vida do município. A fundação do modelar Colégio São Ludgero, idealizado pelo Monsenhor Tombrock.
A emancipação política do município não foi pacífica. Para que São Ludgero pudesse obter a sua independência política, foi necessária a astúcia de seus políticos e moradores, objetivando a anexação de um pedaço de terra da vizinha Orleans. O pedaço de terra que fez surgir o município foi desligado de Braço do Norte, mas com uma área considerada pequena. Orleans não abria mão de parte de seu território.
Os alemães forçaram a emancipação de outro município, ao mesmo tempo que nascia São Ludgero, denominado Colônia, que abrangia a terra cobiçada, uma extensão que vai desde a Barra do Norte até o Rio Cachorrinhos. A emancipação ocorreu pela lei nº 829 de 12 de junho de 1962, com sua instalação acontecendo em 15 de julho do mesmo ano.