O retorno gradativo às atividades presenciais tem dois significados importantíssimos para a Unisul, de acordo com o reitor Mauri Luiz Heerdt. Um deles é que a instituição alcançou um ótimo desempenho na prevenção e combate à covid-19. Além disso, conseguiu ao longo da quarentena manter os alunos em atividades de aprendizagem.
“É oportuno observar que o comportamento da universidade, neste período crítico e extremamente preocupante para o mundo inteiro, reflete seu nível de qualidade acadêmica e de gestão. Mantivemos aulas on-line sem comprometer a saúde dos docentes, funcionários e alunos, e o índice de satisfação sustenta a capacidade da universidade de se reinventar no momento em que fomos surpreendidos pela pandemia”, destaca o reitor.
Mauri reitera a importância de docentes, funcionários e alunos manterem os critérios da prevenção. Além disso, ele faz uma projeção sobre a tendência da educação após a pandemia. “E nesse processo de redescoberta, em todos os níveis profissionais, com certeza a universidade precisa se reinventar, na busca de novos caminhos que possibilitem o avanço no desenvolvimento do processo de aprendizagem”, destaca o reitor.
“Vivíamos ainda impactados pelo avanço da tecnologia da informação. Imagine que nos aceleramos em nível de ansiedade e busca de novos conhecimentos. Agora, sofremos o impacto de uma desaceleração presencial, em que descobrimos outras facilidades que nos levam a crescer imunes à burocracia organizacional. Podemos trabalhar sem prevalecer o ambiente como sustentação das atividades. A cabeça de cada um, a tenacidade individual ou de grupo e o compromisso com a qualidade e resultados vão estar nos guiando para o futuro promissor”, fala o reitor.