A pandemia de covid-19 foi e vem sendo desafiadora para todo o ecossistema de educação. E no setor de biblioteconomia, os tempos de isolamento social exigiram soluções muito criativas e um engajamento sem precedentes com a comunidade acadêmica.
As práticas das bibliotecas dos quatro campi da Unisul (Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis e Unisul Virtual) agora estão registradas no livro “Atuação de profissionais da arquivologia, biblioteconomia e museologia em época de pandemia”, organizado por Daniela Spudeit e Claudia Souza.
As bibliotecárias da Unisul Alessandra Martins Paulino Pires, Carolini da Rocha, Elia da Silva, Luciana Mara Silva e Sibelly Cristina da Silva Silveira assinam um dos capítulos do livro, no qual dividem um pouco das soluções utilizadas para “reinventar as maneiras de atender ao nosso usuário a distância”, dizem.
“A necessidade emergente de reinventar nossas práticas apenas antecipou um cenário já “desenhado” para os próximos anos, no qual a individualidade dá lugar ao colaborativo. Ou seja, foi preciso reinventar a biblioteca como um espaço de aprendizagem colaborativo, aliado ao uso de tecnologia, sendo o bibliotecário o mentor, mediador do processo criativo e informacional do estudante”, afirma Luciana.
“Foi necessária uma série de adaptações no nosso trabalho para que o usuário, mesmo a distância, se sentisse próximo de nós. E para que o aluno ou professor seja autônomo e protagonista do seu processo de ensino aprendizagem”, completa.
Novas práticas utilizadas
Entre as novas práticas citadas no livro destacam-se o uso intensivo de mídias sociais, a disponibilização de documentos on-line via Google Drive, o fortalecimento da comunicação interna, o uso do WhatsApp Business para comunicação com a base de alunos e a realização on-line dos cursos de capacitação oferecidos a alunos e professores.
Além do capítulo sobre as bibliotecas da Unisul, o livro traz a colaboração de mais de 70 profissionais de todo o Brasil e uma série de estudos de caso de museus, centros de pesquisa e bibliotecas de outras instituições de ensino que passaram por semelhante desafio. A obra pode ser lida no site da editora Nyota: www.nyota.com.br/livros.