São Martinho também optou por oferecer serviços para clínico geral, médico de saúde da família e pediatra
O município de São Martinho passou a oferecer oficialmente ontem o serviço de telemedicina. Com a adesão ao sistema oferecido por intermédio do CIS/Amurel, este passa a ser o 12º município dentre os 19 consorciados a ofertar telemedicina à sua população.
A exemplo dos demais municípios que já adotaram a telemedicina, São Martinho também optou por oferecer serviços para clínico geral, médico de saúde da família e pediatra. “Implantamos a telemedicina para otimizar os atendimentos, reduzindo filas de espera, permitindo que os pacientes acessem cuidados médicos de qualquer lugar, a qualquer hora”, diz a secretária municipal de Saúde, Gisele Gusmão Corrêa.
Além de São Martinho, os demais municípios que aderiram à telemedicina do CIS/Amurel são: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Santa Rosa de Lima.
São Martinho têm 3.405 moradores, sendo que a maioria da população mora no meio rural. “Dentre as vantagens do sistema, ele encurta distância e diminui o tempo de espera pelo atendimento à medida que a pessoa pode fazer a consulta no conforto de sua casa, sem perder tempo percorrendo longos caminhos até o centro da cidade, ou até mesmo a outros municípios”, acrescenta a diretora do CIS/Amurel, Francismari Rossi Lessa.
São Martinho
“A telemedicina vem para ampliar o acesso à saúde no município, especialmente para quem vive nas áreas mais distantes das unidades de saúde. Com a telemedicina é possível realizar consultas, orientações e acompanhamentos à distância. Isso diminui deslocamentos e facilita diagnósticos rápidos.
A iniciativa contribui para um atendimento mais eficiente e inclusivo. Assim, garante-se mais qualidade de vida para toda a nossa população”, diz a prefeita Anelise Wiemes.
Rio Fortuna
O serviço de telemedicina também estará disponível a partir da próxima segunda-feira em Rio Fortuna. As consultas funcionarão 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento poderá ser realizado tanto pelo celular quanto pelo computador.
A telemedicina é indicada para casos de menor gravidade e para a solicitação de receitas médicas. “Os médicos estão preparados para atender todos os tipos de demanda e, nos casos mais graves, são orientados a encaminhar o paciente para o hospital ou unidade de saúde”, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Edevan Roecker.