Colunista do DS passa a integrar a Academia nesta quarta
Três escritores tubaronenses serão empossados nesta quarta-feira na Academia Tubaronense de Letras (Acatul), entre eles o colunista do DS, Ramires Sartor Linhares.
Ele ocupará a cadeira 5, fundada pelo escritor Edgar Nunes. Assessor de imprensa, cronista, professor e relações públicas, é autor dos livros: “A Égua do Alonso e outros termos e expressões de Tubarão e região”; “Tubarão: Do grande cacique aos grandes líderes”; “A Égua 2”; e “Bom-dia, Boa-tarde, Boa-noite, conforme a ocasião”. O patrono será o escritor Jô Soares.
“Para mim, fazer parte da Acatul e estar ao lado de tantos tubaronenses talentosos, os quais admiro por suas obras literárias e por suas participações no desenvolvimento de nossa cultura, é motivo de grande satisfação”, afirma.
“Sou um escritor das coisas da nossa terra, nossa história, nossas formas de comunicação, de relacionamento, nosso jeito de ser e de construir nossa cultura”, pontua.
Colunistas do DS
Com a posse de Ramires na Acatul, o DS passa a contar com três acadêmicos em seu quadro de colunistas, junto com José Warmuth Teixeira e Renata Dal-Bó.
Professora Marlene Brandolt e padre Auricélio Costa serão empossados
Os três novos acadêmicos que serão empossados nesta quarta-feira na Academia Tubaronense de Letras passaram pelo processo de eleição no início deste ano. A cerimônia de posse ocorre às 19h30, no auditório da Acit.
Outra acadêmica a integrar a Acatul é Marlene Rodrigues Brandolt, de 71 anos. Professora e pesquisadora, ela ocupará a cadeira 13, fundada por Lourença Cargnin D’Alascio.
É ainda membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Santa Catarina e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Ajeb. Possui trabalhos poéticos em coletâneas e participa, com outras ajebianas, do projeto “Poetas Anônimas”. Terá como patronesse Zahidé Lupinacci Muzart.
A cadeira 22, fundada pelo padre Raimundo Ghizoni, será ocupada por Auricélio Costa, de 59 anos, presbítero católico e professor, graduado em Filosofia, Teologia e em Música. Desenvolve diversas atividades culturais, com destaque para o longa-metragem “Albertina”, onde foi roteirista e coordenador.
É autor das obras: “Imaruí do Senhor dos Passos”; “A nossa história do nosso jeito”; e “Terezinha da Silva Alves – Uma história de fé, superação e caridade”. Seu patrono será o escritor padre Claudino Biff.
Missão
Fundada em 29 de agosto de 2000, a Academia Tubaronense de Letras é a entidade literária máxima de Tubarão.
Para a presidente Marilene da Rosa Lapolli, a renovação das cadeiras vagas na Acatul reforça ainda mais a missão da instituição de representação e apoio à cultura tubaronense. “Desde a sua fundação, a Acatul vem colocando como prioridade integrar-se à comunidade no que se refere à cultura e à arte, em suas múltiplas faces, especialmente no incremento da literatura”, destaca.