Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Quedas frequentes de luz preocupam moradores

Interrupções na rede de energia elétrica atingem habitantes de Laguna

09/01/2026 06:00|Por Redação

Moradores de Laguna têm relatado constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no município. Segundo eles, o problema ocorre desde setembro, com interrupções e picos sucessivos, gerando insegurança quanto à queima de equipamentos e à perda de alimentos refrigerados.

O episódio mais recente foi registrado nesta quinta-feira, quando uma queda de energia atingiu cerca de 26 mil imóveis por volta das 7h20, com duração aproximada de dez minutos. Uma segunda interrupção, mais breve, ocorreu por volta das 10h30.

Questionada pelo Diário do Sul, a Celesc informou, por meio de nota, que não há registro de interrupções recorrentes ou acima da média na região ao longo do último ano. Segundo a companhia, as ocorrências são, em sua maioria, pontuais e isoladas, comuns à operação de qualquer sistema elétrico, especialmente em períodos de maior demanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa reconheceu um caso específico no circuito da região da Cigana, que apresentou interrupções concentradas em um curto período. De acordo com a Celesc, a situação foi analisada e resolvida com melhorias no sistema, como redimensionamento do circuito, equilíbrio entre fases, substituição de transformador e troca de trechos de cabos. “Desde então, o circuito não voltou a apresentar ocorrências”, informou.

A Celesc também destacou que, durante o verão, é natural o aumento pontual nas atuações do sistema elétrico, devido ao crescimento expressivo do consumo — especialmente em áreas litorâneas — e à maior incidência de eventos climáticos severos, como temporais, ventos fortes, descargas atmosféricas e granizo.

Sobre as quedas registradas nesta quinta-feira, a companhia explicou que foram duas interrupções pontuais, ambas com cerca de dois minutos de duração, causadas pelo rompimento de um cabo de cobertura da linha de transmissão Imbituba–Laguna, em decorrência de uma descarga atmosférica. Após a primeira ocorrência, equipes realizaram um novo desligamento programado para eliminar o risco, com a retirada do cabo danificado.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR