Sábado, 16 de maio de 2026
Fechar [x]

Próximas semanas serão com “veranico”

Previsão indica que temperaturas deverão ficar mais elevadas. Sol deverá permanecer até o começo de agosto

19/07/2024 06:00|Por Redação

Depois de episódios de frentes frias, chuvas e geadas, as temperaturas deverão subir nos próximos dias. 

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, as temperaturas começarão a se elevar e o clima mais quente se estenderá até a próxima quinta-feira. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O responsável por contribuir para a estabilização dessa massa de ar quente é um novo bloqueio atmosférico.

Esse bloqueio faz com que não haja o avanço das frentes frias em direção às regiões e impede a formação de grandes nuvens de chuva e favorece o aumento das temperaturas.

Esse período com as temperaturas mais elevadas será sentido principalmente à tarde, por isso é chamado de “veranico”.

Mesmo com o aumento das temperaturas durante as tardes, as noites e madrugadas continuarão frias. Isso acontece devido ao período mais curto de horas de sol e, consequentemente, à menor incidência de radiação solar.

7°C acima

A elevação das temperaturas pode ter termômetros que devem marcar valores maiores que 5ºC do que o registrado nos últimos dias, podendo chegar a até 7ºC, acima da média para o mês de julho.

Nesta sexta-feira, por exemplo, a previsão indica a possibilidade de nevoeiros durante a madrugada, que se dissipam rapidamente ao amanhecer. O sol vai prevalecer ao longo do dia, ainda influenciado pela região de alta pressão.

Assim deverá também ser o final de semana. As máximas se aproximam dos 23°C. Já na próxima semana, as temperaturas se elevam um pouco mais, se aproximando dos 27°C em algumas regiões do Estado.

Entre os dias 28 e 29, indicativo de chuva no Estado, bem distribuída, com atuação de um sistema frontal. Depois o tempo melhora, retornando o predomínio de sol, com diminuição na temperatura entre os dias 30 e 31, porém sem indicativo de que seja um frio intenso, segundo a Epagri/Ciram.

Quinta-feira foi marcada por geada

Até a chegada do “veranico” de inverno, a quinta-feira foi marcada por geada. A Serra de Santa Catarina amanheceu com temperatura negativa. A mínima do Estado foi em Urupema, onde fez -1,3ºC, às 8h, de acordo com a Epagri/Ciram.

Em São Joaquim, também houve geada. A condição rendeu lindas paisagens em uma das regiões mais frias do Brasil.

A cidade registrou mínima de -1,6ºC, de acordo com a estação meteorológica da prefeitura, descrita no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As imagens mostram a vegetação coberta por uma fina camada de gelo na região conhecida como Vale dos Caminhos da Neve, localizada a cerca de três quilômetros do centro da cidade.

Apesar de parecer um fenômeno raro, ela é comum nas áreas mais altas do Estado e acontece durante todo o ano, inclusive no verão.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR