Sexta-feira, 03 de julho de 2026
Fechar [x]

Programa Centelha seleciona seis trabalhos produzidos em Tubarão

22/10/2019 06:00

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) divulgou a lista preliminar com as 200 ideias aprovadas para a Fase 2 do Edital de Chamada do Programa Centelha, dentre as quais seis são de Tubarão.


A primeira se refere ao aluguel de carro e moto de pessoa para pessoa, proposta por Adriano Longará de Oliveira, na área de TI e Telecom. Por sua vez, Daniel Bittencourt Cadorin propôs a ideia de um dispositivo para a alimentação de pets controlado pela internet, na área de Internet das Coisas (IoT).


Outra ideia aprovada foi sobre a I.nisus – Inteligência no armazenamento de grãos –, proposta por Patrícia Menegaz de Farias, na área de Inteligência Artificial e Machine Learning. A quarta ideia tubaronense aprovada para a próxima fase do programa diz respeito à manufatura aditiva (impressão 3D) no planejamento cirúrgico, proposta por Fernando Garbelotti, na área de Manufatura Avançada e Robótica.


Ainda, Gabriel Ferreira Rosalino, na área de Internet das Coisas (IoT), desenvolveu a ideia sobre o monitoramento de consumo de água residencial. Por fim, Monteiro propôs e desenvolveu a ideia PayMedical – Fintech para clínicas e hospitais, na área de TI e Telecom.

 

Sobre o programa

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, oferecendo capacitações, recursos e apoio que visam transformar ideias em negócios de sucesso. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o Finep, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e, em Santa Catarina, é executado pela Fapesc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR