O curso de arqueologia capacita professores da rede municipal de Tubarão.
Educadores da rede municipal de Tubarão participaram de uma atividade prática que simulou uma escavação arqueológica, dentro do curso de formação continuada “Arqueologia e Educação Patrimonial – anos iniciais do ensino fundamental”.
A iniciativa, coordenada por Geovan Martins Guimarães e Luciane Pandini Simiano, ocorre ao longo deste semestre e combina teoria e prática para enriquecer a abordagem pedagógica dos professores.
O curso tem como foco capacitar os docentes para desenvolver práticas interdisciplinares, integrando conteúdos de Arqueologia e Educação Patrimonial com o objetivo de valorizar a história e a cultura do patrimônio catarinense.
Além da transmissão de conhecimentos, a formação busca estimular o reconhecimento da diversidade histórica e cultural, por meio de oficinas, simulações de escavação e visitas a sítios arqueológicos.
O curso possui carga horária de 60 horas/aula e aborda temas como fundamentos da Arqueologia, a história dos grupos pré-ceramistas e ceramistas da Região Sul do Brasil e práticas de arqueologia subaquática.
Ao final da formação, os professores deverão desenvolver projetos de Educação Patrimonial aplicáveis às escolas, permitindo que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e se aproximem da história e cultura locais de maneira prática e significativa.