Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Primeiros focos do mosquito são registrados

Vigilância em Saúde reforça ações e pede colaboração da população

15/01/2026 06:00|Por Redação

Os primeiros focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a febre chikungunya, o zika vírus e a dengue, foram registrados esta semana nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo.

A secretaria municipal de Saúde de Tubarão, por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou três focos. Além destes, outras seis notificações foram registradas, sendo um caso descartado e outros cinco suspeitos. Há também o registro de duas internações por dengue neste ano.

Já em Capivari de Baixo, a Vigilância em Saúde, por meio das agentes de endemias, identificou um foco do mosquito em uma armadilha, no Centro da cidade. Diante da confirmação, uma ação de varredura foi realizada ontem por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias em um raio de 300 metros a partir do local do foco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram recolhidas larvas durante a varredura, que agora serão analisadas em laboratório para confirmar ou não se se tratam de larvas do Aedes. A Vigilância em Saúde ressalta a importância da colaboração da população, adotando cuidados simples e eficazes.

Escorpiões

A Vigilância em Saúde de Gravatal intensificou as ações de monitoramento e controle do escorpião- amarelo (Tityus serrulatus), espécie considerada a mais venenosa da América do Sul. Esta semana, 14 exemplares foram encontrados durante uma ação de varredura. Na semana anterior, outros 30 já haviam sido capturados.

De acordo com a enfermeira Rafaela Zanelato Fernandes, técnica da Vigilância Epidemiológica, as ações foram reforçadas e podem ocorrer até duas vezes por semana, especialmente em áreas com maior risco. As equipes realizam inspeções em terrenos e imóveis residenciais com potenciais criadouros do animal, como entulhos, restos de materiais de construção, móveis inservíveis e locais com mato alto.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR