Moradores e turistas comemoraram a chegada do fenômeno ainda em maio
A madrugada dessa quinta-feira marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra Catarinense, e fez a alegria de moradores e turistas. Teve gente que, inclusive, se arriscou na criação de bonecos de neve.
A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal - como neve ou chuva congelada.
Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Urupema, -1,4°C; São Joaquim, -0,1°C; Urubici, -0,1°C; Água Doce, 0,7°C; Tangará, 1,5°C; Bom Jardim da Serra, 2,1°C; Fraiburgo, 2,4°C; Campos Novos, 2,7°C; e Lages: 3,4°C.
Na região, as mínimas registradas foram em Rio Fortuna, 8,71°C; Jaguaruna, 9,5°C; Imaruí, 10,15°C; Orleans, 10,21°C; Gravatal, 11,1°C; e Tubarão, 11,39°C.
Interdição
A Serra do Rio do Rastro chegou a ser interditada na manhã de quinta-feira por conta da grande quantidade de neve sobre a pista. O mirante no topo da rodovia ficou coberto por neve, a primeira de 2025 no país. Por volta das 10h30, o local foi reaberto, sob monitoramento.
A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) afirmou que a ação busca garantir a segurança dos motoristas. O local tem curvas sinuosas e é visitado por turistas durante o frio. O mirante está a mais de 1.460 metros de altitude, e fica localizado em Bom Jardim da Serra.
Sem neve, mas com muito frio
A tendência é que o frio se intensifique ainda mais nas próximas madrugadas. Nas próximas horas, a chance de neve ou chuva congelada diminui na Serra Catarinense. Apesar disso, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas em todas as regiões do Estado.
No amanhecer desta sexta-feira, os termômetros devem cair ainda mais em relação aos últimos dias. Com isso, além das baixas temperaturas, há condições para formação de geada.
No final de semana, as noites e manhãs continuam frias em todas as regiões, mas o sol deve predominar, garantindo temperaturas mais amenas durante as tardes. O cenário segue típico de outono.