Pessoas, movimentos sociais e entidades envolvidas foram homenageadas em sessão especial da ALESC
A Campanha da Fraternidade 2025 foi o tema da sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por proposição do deputado Padre Pedro Baldissera. A campanha desenvolvida anualmente pela CNBB tem como mote “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Durante a solenidade foram homenageadas pessoas, movimentos sociais e entidades envolvidas com a promoção da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Os participantes destacaram a necessidade da adoção de medidas urgentes para reverter o cenário preocupante causado pelas mudanças climáticas.
“Vivemos um momento de urgência climática e ambiental, e a campanha deste ano nos chama à conversão ecológica. Ou agimos agora para proteger a nossa casa comum ou enfrentaremos um colapso planetário”, disse Padre Pedro.
“O papa nos ensina que tudo está integrado, a degradação ambiental e as injustiças sociais fazem parte de um único problema. Não se pode falar de cuidado com a natureza sem falar do cuidado com as pessoas, especialmente os mais pobres e vulneráveis, que são os primeiros a sofrer com os impactos da destruição ambiental”, afirmou o bispo dom Onécimo Alberton, da Arquidiocese de Florianópolis.