Após análise com servidores, a prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde e Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), acertou ontem o envio de uma equipe formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem do município para auxiliar o hospital. Os profissionais vão atuar no enfrentamento dos casos de covid-19.
A formatação dessa parceria de emergência será feita nos próximos dias e passará pela Câmara de Vereadores. O presidente do Legislativo, Nilton de Campos, convocou todos os vereadores para uma sessão extraordinária amanhã, às 10h. Conforme a prefeitura, os profissionais poderão iniciar os trabalhos na próxima semana. A quantidade de enfermeiros e técnicos ainda será definida, e o período de trabalho será por 21 dias.
A equipe da Fundação Municipal de Saúde atuará no atendimento de casos não relacionados à covid-19, mas, segundo o diretor-técnico do HNSC, Chafic Esper Kallas Filho, esse reforço permitirá ao hospital disponibilizar de imediato 20 leitos clínicos e oito leitos de UTI para pacientes diagnosticados com a doença.
O município encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para que essa força-tarefa tenha segurança jurídica. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, também tratará das questões burocráticas dessa equipe de apoio, em condições excepcionais, como horário de trabalho e remuneração. “Já conversamos com alguns enfermeiros e técnicos de enfermagem que se propuseram a auxiliar nesse momento difícil, sem que a gente precise interromper algum serviço do município”, destaca Daisson.
Para o prefeito Joares Ponticelli, a iniciativa representa um momento de união decisivo para amenizar a situação enfrentada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. “É um momento extremamente delicado, em que todos precisam dar sua parcela de contribuição. O HNSC há quase 120 anos acolhe a nossa gente e também pacientes de toda a região. Precisamos nos unir nessa corrente e ajudar a ampliar o atendimento”, fala o prefeito.