O prefeito de Capivari de Baixo, médico Vicente Corrêa Costa, assumiu ontem a secretaria da Saúde para organizar a Pasta no combate à pandemia do coronavírus. Ele ficará interinamente na função de secretário, permanecendo também como prefeito, até que a situação de alerta na saúde regional e do Estado esteja mais amena.
Várias ações visando o combate à covid-19, o tratamento de pacientes e a redução da curvatura de infectados já estão em planejamento pelo novo secretário. “Esta é a mais importante atitude que tomo desde que fui eleito. Estamos vivendo aqui, no Brasil e no mundo, uma guerra contra um inimigo invisível, que afeta imensuravelmente a saúde pública. Como se não bastasse, temos nossos problemas de saúde locais, que são crônicos, históricos e não são resolvidos em apenas dois meses”, observa o agora prefeito e secretário da Saúde de Capivari de Baixo.
Em paralelo, Vicente segue como prefeito, mas dedicará boa parte do seu tempo ao setor de sua formação técnica. O cargo é temporário, e ele não irá agregar o rendimento de secretário, fazendo com que o município consiga também economizar. Uma equipe de emergência e de especialistas formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem será montada nos próximos dias para trabalhar em conjunto com o Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento da Covid-19 (CER Amurel).
Vicente assume o lugar de José Nixon Batista, médico clínico-geral. Hoje, Capivari conta com 147 funcionários na secretaria da Saúde, sendo a segunda maior Pasta do município.