O projeto Praia Acessível chegou em Jaguaruna. O Corpo de Bombeiros da cidade inaugurou neste sábado a cadeira anfíbia no balneário Campo Bom e, inclusive, já teve participantes.
O banhista Adair de Souza foi quem estreou a cadeira, curtindo um banho de mar em frente ao posto 3. A cadeira anfíbia foi doada pelo Movimento Familiar Cristão de Tubarão e Capivari de Baixo, adquirida sem recurso financeiro.
De acordo com os bombeiros, a cadeira anfíbia foi trocada por tampas de garrafas plásticas. Os membros do movimento arrecadaram as tampinhas e trocaram pela cadeira. Foram, ao todo, 2.650 quilos de tampas plásticas, que foram destinadas para a reciclagem.
Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. O projeto Praia Acessível disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida. O uso das
cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar.
As cadeiras utilizadas no projeto possuem pneus largos que proporcionam o deslocamento pela areia da praia e podem entrar na água. Atualmente, as praias que contam com acessibilidade são: Campo Bom (posto 3) e Arroio Corrente, em Jaguaruna; Prainha do Farol e Mar Grosso (posto 4), em Laguna; Praia da Vila, em Imbituba; Praia Central e Praia do Ouvidor, em Garopaba.