O porto de Imbituba realizou um embarque inaugural de coque calcinado utilizando contêineres para o transporte do granel mineral. A movimentação de cerca de 14 mil toneladas ocorreu no navio Nord Montreal, atendido no Cais 2, e contou com o suporte do portêiner. O novo projeto logístico visa uma operação mais limpa e eficiente, visto que a carga chega ao cais no contêiner e é despejada diretamente no navio. Dois novos embarques nesta modalidade já estão previstos para ocorrer em Imbituba, um ainda em março e outro com data a ser definida.
O diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Fábio Riera, destaca a importância dessas novas iniciativas para o aprimoramento das operações e o desenvolvimento sustentável do porto. “Cada dia mais a comunidade portuária aproveita seu know-how e as capacidades operacionais de Imbituba para promover melhores resultados, e isso é perceptível no desempenho operacional que o porto vem apresentando”, afirma Fábio.
De acordo com os responsáveis pela operação piloto de coque calcinado em contêiner, a proposta é implantar gradualmente esse sistema de transporte, tendo em vista os benefícios que ele proporciona. Dentre eles, destacam-se a maior capacidade de armazenamento nos caminhões e o uso de um sistema automatizado de embarque, que traz mais segurança operacional, além de evitar impactos ao meio ambiente.