Quinta-feira, 02 de julho de 2026
Fechar [x]

Porto faz embarque de 3,7 mil bois à Turquia

23/11/2019 06:00

Desatracou do Porto de Imbituba o navio Adel I, com a terceira exportação de bois vivos por um porto catarinense em 2019. Desta vez, 3.790 terneiros foram embarcados com destino à Turquia, principal importador de bois em pé do Brasil, e o Iraque. Com essa operação, o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina já soma o envio de aproximadamente 12,4 mil cabeças de gado este ano.


O embarque foi acompanhado por servidores da SCPar Porto de Imbituba, autoridade portuária, e pelos órgãos intervenientes, tais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o dia, os diretores do porto, Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente, e Alexandre Pinter, diretor administrativo, comercial e financeiro, realizaram uma visita ao cais para acompanhar in loco a operação. A Agência Marítima Imbituba (Amil) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga, e a empresa Simetria Logística realizou a operação de embarque no porto.


Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais catarinenses. Antes de serem embarcados, os gados ficam em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado a 15 minutos da área portuária. Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal. Durante as etapas de preparação e exportação de animais vivos, são consideradas as recomendações descritas no Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).


O primeiro lote de terneiros foi embarcado pelo Porto de Imbituba em maio de 2016. Na ocasião, 4,2 mil bovinos foram enviados à Turquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR