O complexo contabilizou 27 atracações, um dos melhores resultados da história
Pelo segundo mês consecutivo, o Porto de Imbituba registrou desempenho excepcional de crescimento. Em fevereiro, o complexo portuário movimentou mais de 641 mil toneladas e contabilizou 27 atracações, um dos melhores resultados da história para o segundo mês do ano.
Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, o crescimento do porto está diretamente ligado ao fortalecimento da infraestrutura logística do estado. “O desempenho reflete o esforço conjunto entre governo e setor produtivo para ampliar a eficiência da nossa logística e garantir mais competitividade para Santa Catarina. Investir em portos significa impulsionar a indústria, o agronegócio e gerar emprego e renda para toda a região”, afirma.
Para o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, os números refletem o trabalho contínuo de fortalecimento da infraestrutura e da eficiência operacional do complexo portuário.
“Os resultados confirmam a consistência da estratégia que estamos executando, com foco em ampliar a capacidade logística, atrair novas cargas e garantir mais competitividade para os nossos clientes”, destaca.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2026, os granéis sólidos seguem como carro-chefe da movimentação, respondendo por 78% do volume total, com 1,03 milhão de toneladas. Os destaques ficam por conta de coque de petróleo, hulha betuminosa, açúcar a granel, sal e farelo de milho.
Em franca expansão, o segmento de contêineres já representa 14% do total movimentado no ano, com 180,6 mil toneladas, sinal claro da crescente atratividade do porto para cargas de maior valor agregado. A carga geral também avança e responde por 8% do acumulado, com mais de 102 mil toneladas, reforçando a capacidade de Imbituba de operar produtos com maior complexidade logística.