Terminal catarinense fica em 3º lugar no ranking ambiental da Antaq
O Porto de Imbituba foi premiado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA). Vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, a Antaq reconhece, por meio do prêmio, as melhores práticas de gestão ambiental no setor portuário brasileiro.
Durante cerimônia realizada em Brasília, Imbituba ficou em 3º lugar na categoria “Maior Índice de Desempenho Ambiental”, entre os terminais com movimentação acima de cinco milhões de toneladas por ano.
O IDA analisou os 36 portos públicos em todo o país e, pela primeira vez, terminais de Santa Catarina figuram entre os três primeiros colocados do ranking nacional – São Francisco do Sul também foi premiado.
A avaliação leva em conta 38 indicadores relacionados à gestão ambiental, abrangendo conformidade legal e adoção de práticas operacionais sustentáveis. Entre os critérios analisados estão licenciamento ambiental, gestão de resíduos, consumo de energia, prevenção de riscos ambientais e ações de monitoramento.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, o prêmio é um importante reconhecimento ao trabalho feito nos portos de Imbituba e São Francisco do Sul. “A gestão ambiental impõe desafios para o setor portuário, e o que vem sendo realizado nos portos demonstra que as boas práticas e os cuidados com o meio ambiente podem caminhar lado a lado com uma administração eficiente”, avaliou.