Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

Porto de Imbituba está entre os melhores do país

Terminal catarinense fica em 3º lugar no ranking ambiental da Antaq

18/02/2026 06:00|Atualizada em 18/02/2026 08:45|Por Redação

O Porto de Imbituba foi premiado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA). Vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, a Antaq reconhece, por meio do prêmio, as melhores práticas de gestão ambiental no setor portuário brasileiro.

Durante cerimônia realizada em Brasília, Imbituba ficou em 3º lugar na categoria “Maior Índice de Desempenho Ambiental”, entre os terminais com movimentação acima de cinco milhões de toneladas por ano.

O IDA analisou os 36 portos públicos em todo o país e, pela primeira vez, terminais de Santa Catarina figuram entre os três primeiros colocados do ranking nacional – São Francisco do Sul também foi premiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação leva em conta 38 indicadores relacionados à gestão ambiental, abrangendo conformidade legal e adoção de práticas operacionais sustentáveis. Entre os critérios analisados estão licenciamento ambiental, gestão de resíduos, consumo de energia, prevenção de riscos ambientais e ações de monitoramento.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, o prêmio é um importante reconhecimento ao trabalho feito nos portos de Imbituba e São Francisco do Sul. “A gestão ambiental impõe desafios para o setor portuário, e o que vem sendo realizado nos portos demonstra que as boas práticas e os cuidados com o meio ambiente podem caminhar lado a lado com uma administração eficiente”, avaliou.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR