A ação foi promovida pela secretaria municipal de Saúde
O bairro Termas, em Gravatal, foi palco de uma ação de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti - transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya -, promovida pela secretaria municipal de Saúde, através das equipes de Combate a Endemias e da Vigilância Epidemiológica.
Personagens caracterizados de mosquito da dengue visitaram lojas e o CEI Mickeylândia para chamar a atenção sobre os perigos da proliferação do inseto e a importância de medidas preventivas.
A ação, que incluiu a distribuição de panfletos informativos, buscou reforçar o combate ao acúmulo de água parada e o descarte correto de resíduos, práticas essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Vestidos de forma lúdica e educativa, os personagens interagiram com crianças e comerciantes, transformando o aprendizado em um momento divertido e marcante.
“Isso tudo para conscientizar e chamar a atenção da população. Em menos de 15 dias, nossas equipes encontraram 11 focos do mosquito. Por isso, pedimos que todos estejam engajados nesse combate”, fala a secretária de Saúde de Gravatal, Cristini Ferreira.
Suplementação
Na creche, os pequenos foram os grandes protagonistas da ação. Além de receberem materiais educativos, as crianças participaram de conversas interativas sobre como identificar possíveis focos do mosquito em suas casas e quintais. Os “mosquitos” destacaram, em tom descontraído, a importância de cada um ser “guardião do meio ambiente”.
Nas lojas, os comerciantes também se engajaram. “Queremos mostrar que o combate ao mosquito é uma tarefa de todos, e ações educativas ajudam a levar a mensagem de maneira acessível”, completa a secretária.