Desde sábado, peregrinos da região fazem a 19ª Caminhada das Santas, que iniciou em Imbituba e teve passagem pelo Santuário da Beata Albertina em São Luiz, Imaruí, e finalizará na sexta-feira em Nova Trento, terra da santa Madre Paulina.
Tendo em vista a pandemia, a caminhada não pôde ser realizada ano passado e, neste ano, apenas nove peregrinos estão fazendo o percurso com os devidos cuidados, apesar de todos já terem se vacinado ou contraído o vírus.
Os caminhantes contam com o apoio de Silvio Bez de Oliveira, o popular Silvinho, de Gravatal, que faz o caminho com um veículo levando água, suprimentos e as bagagens de todos.
Entre os peregrinos estão Vilmar Quirino Martins, Levi Tancredo, Gilmar Zanini, Guilherme Rosso Zanini, Nivaldo Back, Rogério Pereira e José Simoni, também os vereadores tubaronenses Estêner Soratto Júnior e José Luiz Tancredo. Rogério Pereira é de São Ludgero e José Simoni de Morro da Fumaça. Os demais são de Tubarão.
Os coordenadores da caminhada, Irmoto Feuerschuette e Pedro Hermínio, participaram apenas da missa de início da peregrinação, em Imbituba.
A primeira caminhada aconteceu em 2002 e foi feita pelos médicos Irmoto, Clodomir, Claudionor e Volnei.