Caminhada envolve momentos de oração, reflexão e visita a santuários
Dezenas de pessoas, entre gaúchos e moradores de Tubarão e região, já estão a caminho do Santuário de Santa Madre Paulina, em Nova Trento. A peregrinação teve início em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, após uma missa celebrada pelo bispo Dom João Francisco Salm.
A chegada está programada para o dia 12 de abril, quando os peregrinos participarão da Missa de Envio, na Igreja São Camilo e Santa Paulina, em Imbituba, e integrarão a 23ª edição da Caminhada das Santas, unindo-se aos fiéis da região na jornada rumo a Nova Trento.
A peregrinação inclui uma visita ao Hospital São Camilo, em Imbituba, local onde a miraculada Eluíza Rosa de Souza, em seu sofrimento, foi acolhida e milagrosamente curada por intercessão de Santa Paulina. Aproximadamente 40 peregrinos seguirão em oração, silêncio e momentos de reflexão, cada um percorrendo seu próprio caminho espiritual.
No Domingo de Ramos, 13 de abril, uma missa será celebrada no Santuário de Albertina, em São Luiz, Imaruí, por Dom Adilson Pedro Busin. Em procissão, os peregrinos, portando ramos, receberão as bênçãos. A celebração também será dedicada à santificação da beata Albertina Berkenbrock.
Os caminhantes seguirão sua jornada passando pelo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina, e na Sexta-Feira Santa chegarão ao antigo Santuário de Santa Madre Paulina. Ao todo, os peregrinos de São Leopoldo percorrerão 687 km, enquanto os de Imbituba caminharão 210 km.
Fé renovada
Ao longo do percurso, emoções como orações, gratidão e até lágrimas são frequentes. Os participantes retornam para suas casas com o coração cheio de fé, satisfeitos pelas conquistas interiores e pelas amizades feitas ao longo do caminho.
Como disse um dos organizadores, Pedro Hermínio, ao final da jornada, todos recebem um certificado de participação, mas, acima de tudo, carregam a experiência de uma fé renovada.