Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

Pediatra orienta sobre a escolha certa da creche

Médica dá algumas dicas a pais e responsáveis sobre o que deve ser analisado

18/02/2026 06:00|Por Redação

Como escolher uma boa creche para crianças menores de três anos? Essa é uma dúvida comum recebida por pediatras, que anualmente recebem em seus consultórios pais e responsáveis com uma série de questionamentos sobre como proceder na escolha de um lugar ideal. Tarefa que a pediatra Ana Carolina Cancelier, do Complexo Médico Provida, de Tubarão, ajuda a esclarecer.

“Escolher uma creche é escolher quem vai cuidar do seu filho. Então, o que deve ser observado? Essa resposta vai mudar conforme a idade. Para os menores de um ano, o mais importante é o cuidado individualizado. A proporção ideal é de um cuidador para três a quatro bebês, e na visita à creche deve ser observada a resposta rápida ao choro, o local de sono e de alimentação e se o ambiente é calmo e seguro. Lembrando que nesta fase os bebês não precisam de estímulos excessivos, mas sim de vínculo”, alerta a médica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para as crianças de um a dois anos, que nesta idade exploram o mundo em movimento, a pediatra explica que a proporção ideal é de um cuidador para cada quatro a cinco crianças, no máximo seis. Os responsáveis devem observar se o local oferece espaço suficiente para andar e brincar no chão. “Também é um período de estímulo à linguagem e sem acessos às telas, porque explorar com segurança é aprender”, destaca.

Linguagem   

“De dois a três anos é a fase da linguagem e da socialização. Aqui, a proporção ideal é de um cuidador para seis a oito crianças, no máximo dez. É importante observar as brincadeiras em grupo, a rotina e organização e o manejo respeitoso de conflitos, que são muito comuns nesta fase. Uma boa creche é segura, afetuosa e respeita o ritmo da criança. Confie no seu olhar, faça as perguntas certas e tire todas as suas dúvidas. Cuidado de qualidade na primeira infância faz diferença para a vida toda”, ressalta Ana Carolina.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR