Marcelo Becker/PMT/DS A passarela de concreto em frente à Unisul ganhou o formato final. Ontem, foram colocadas as últimas quatro vigas que completaram a ligação entre as margens esquerda e direita. Agora, será necessário concluir a colocação das pré-lajes de sustentação do piso, por onde passarão pedestres, cadeirantes e ciclistas, e outros acabamentos de menor porte, como o guarda-corpo.
A última operação de lançamento de vigas ocorreu na margem esquerda. O primeiro par dos artefatos trazidos de Araucária, no Paraná, foi colocado pela manhã, e por volta das 17h de ontem, o segundo, e último par, estava entre a cabeceira e o primeiro pilar, completando a travessia.
O custo da obra é de R$ 3.659.894,63. A passarela de concreto armado protendido terá cerca de quatro metros de largura, dois metros livres para a ciclofaixa e 1,5 metro livre para os pedestres e cadeirantes. O projeto prevê, ainda, a instalação de todo o sistema de iluminação.
Com 28 metros de extensão e 28 toneladas cada uma, as vigas foram colocadas aos poucos. Assim como nas operações anteriores, a chegada das carretas especiais exigiu um trabalho minucioso de logística no trânsito, com apoio de agentes e viaturas da Guarda Municipal.
Os quatro veículos, cada um com uma viga, ficaram estacionados na avenida José Acácio Moreira, em frente ao Espaço Integrado de Artes, para que então pudesse seguir com as vigas para o local.