Sábado, 27 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Padres fazem sucesso com vídeos

19/03/2021 06:00

Não há como negar: as redes sociais deixaram de ser apenas entretenimento dos mais jovens. Seja pelas fotos mais elaboradas ou vídeos que viralizam, a internet conquistou todas as idades. Até mesmo os religiosos foram cativados pela modernidade e ganharam muitos “likes” e espaço no dia a dia dos internautas. É o caso dos padres de Jaguaruna Pedro De Biasi e Antônio Nicolau Hemkemeier.


Conhecidos pelo bom humor e jeito contagiante de ser, os padres ficaram impedidos de ter um contato mais próximo com os fiéis devido à pandemia. E para, de alguma forma, levar essa alegria para quem estava em casa, incentivados pelo estudante de publicidade Emerson Fernandes, os padres aceitaram o desafio de fazer “vídeos mais engraçados”, que são divulgados na página do Instagram da Paróquia Nossa Senhora da Dores, de Jaguaruna.


No primeiro vídeo em que os padres aparecem, ambos estão de roupas comuns. Durante a música de pouco mais de dez segundos, eles saltam e reaparecem de batina. O reels, como é chamado o vídeo no Instagram, já ultrapassou 250 mil visualizações. “Quando recebemos a proposta, nos perguntamos se conseguiríamos fazer. E ali percebemos que nos esforçamos e conseguimos a

reação positiva das pessoas”, descreve o pároco Pedro.


Com sorriso no rosto, o vigário Antônio relembra que no início ficou um pouco preocupado. “Nunca pensei que, chegando na idade que chegamos, ainda iríamos bombar nas redes como nós bombamos. Quando recebemos o convite do Emerson, fiquei um pouco em dúvida. Mas quando as pessoas compartilharam, pensei assim: ‘Isso é coisa de Deus’. É também uma forma de evangelizarmos”, releva o vigário.


Para o padre Pedro, os vídeos foram uma forma de levar alegria e conseguir chegar à casa e à vida das pessoas. “E, em contrapartida, para que as pessoas também pudessem estar nas nossas vidas. Essa troca de carinho nos entusiasmou”, conta.

 

Repercussão surpreende

Nos vídeos em que os padres aparecem, sempre há algo relacionado com a igreja e o dia a dia dos religiosos. “Nunca esperava que fosse ter tanta repercussão. Até pessoas do exterior mandaram mensagens. Nós agradecemos a quem está nos assessorando (Emerson)”, fala o vigário.


Conforme o pároco Pedro, os vídeos foram algo muito bom no momento difícil que se vive pela pandemia. “O vídeo tem sido um meio de um alcance que nós não sabíamos que chegaria a tanto. Agradecemos a todos que compartilharam e nos dizem que estão esperando por outros”, fala o padre.


Para o padre Pedro, assim como disse o papa Francisco, “a internet é dom de Deus”. “É um meio de comunicação que devemos valorizar. Por meio dela, estamos conseguindo fazer chegar a esperança, uma palavra de carinho e de fé”, descreve o pároco.


Já para o vigário Antônio, os vídeos são também uma forma de evangelizar. “Que as pessoas sejam cativadas pela alegria e venham até a igreja ver se somos assim alegres mesmo”, brinca o padre.

Para quem deseja conferir os vídeos dos padres, assim como missas e lives de orações, basta acessar na internet a página do Instagram @nossasenhoradasdoresjaguaruna.


“Foi uma forma de evangelizar as pessoas”

Membro da Pastoral da Comunicação (Pascom) e estudante de publicidade, Emerson Fernandes buscava uma forma diferente de evangelizar por meio da internet. “Quis levar para a casa das pessoas o jeito contagiante que os padres têm no dia a dia. Nosso primeiro vídeo foi de transição. As pessoas não esperavam que os padres fossem aparecer em vídeos. Quando vimos, já tínhamos mais de 250 mil visualizações nessas imagens”, fala o publicitário.


Emerson conta que o foco principal da página na internet da paróquia de Jaguaruna é transmitir as missas, orações e outros. “Mas, no decorrer do tempo, as pessoas começaram a nos perguntar se não havia mais vídeos dos padres famosos. Então, fizemos um segundo, um terceiro, e aos poucos estamos fazendo mais”, completa.


Para o publicitário, auxiliar nos vídeos é uma maneira de estar perto dos padres e também de evangelizar as pessoas que estão em casa, principalmente agora, por conta da pandemia de covid-19.


“Eles sempre ficam animados. Muitas vezes, gravamos várias vezes. Sempre prezo por trazer a essência deles nos vídeos. Ali, procuramos mostrar o que eles são de verdade, tudo com muita paciência e alegria”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daiane Fernandes

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR