Está aberta a licitação para a retomada das obras do espaço Garopaba Pronto Atendimento. Atualmente, a cidade conta com uma emergência 24h que funciona na Policlínica. Contudo, conforme a administração municipal, já não consegue mais atender à demanda da saúde da cidade, tendo em vista o aumento da população.
Em fevereiro, o prefeito da cidade, Júnior Abreu, esteve em Brasília e se reuniu com técnicos do Ministério da Saúde. Na capital federal, foi feita a readequação necessária para que as obras da antiga UPA, paralisadas desde 2019, pudessem ser retomadas. Um dos acordos feitos em Brasília foi para o fornecimento de recursos próprios do município. A estimativa é de que R$ 4 milhões sejam investidos para que o trabalho possa ser finalizado.
Além do atendimento 24h, o Garopaba Pronto Atendimento terá setores de urgência e emergência e uma estrutura capaz de suportar a demanda da cidade. O projeto ainda contempla salas de ultrassonografia, radiologia, eletrocardiograma, consultório odontológico, ginecológico, nove leitos temporários (três masculinos, três femininos e três pediátricos), um leito de quarentena, além de espaço para o Samu. “Este projeto vem sendo sonhado há muitos anos pelos garopabenses, e nosso objetivo é entregar esta obra tão importante até o final de 2021”, diz o prefeito.