No acumulado do ano, as microempresas criaram 41,8% das novas vagas de trabalho no estado
As microempresas foram responsáveis pela maior parte dos novos empregos em abril de 2025 em Santa Catarina. No mês de referência, as microempresas (ME) geraram 70,5% do saldo de empregos formais da Indústria, Construção, Comércio e Serviços no estado.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou nesta semana uma nova edição do Informativo Mensal de Empregos. A publicação traz como destaque a análise do emprego por tamanho do estabelecimento.
Os resultados têm como base os microdados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), analisados pela equipe de economistas da Diretoria de Políticas Públicas da Seplan.
“O catarinense é um povo empreendedor, e o estado tem criado um ambiente propício para o negócio próprio. Temos ações que facilitam a abertura de empresas, ampliam o crédito subsidiado e garantem segurança pública e segurança jurídica para quem deseja empreender”, destacou o governador Jorginho Mello.
No ano
No acumulado do ano, as microempresas criaram 41,8% das novas vagas de trabalho no estado, enquanto as grandes empresas geraram 24,2%, um índice também relevante. As pequenas e médias empresas ofereceram, juntas, 34% das novas contratações. “Os dados evidenciam a dinâmica do mercado, onde os diferentes portes de empresas desempenham papéis complementares”, avalia.