Registro chamou atenção pelo grande número de animais reunidos em Laguna
Uma impressionante concentração de pinguins foi registrada ontem nas proximidades do Farol de Santa Marta, em Laguna.
Durante o inverno, é comum que a costa brasileira receba visitas da espécie, mas o número avistado desta vez surpreendeu moradores e turistas.
“Talvez seja uma das maiores colônias que passaram por aqui neste inverno. É muita vida selvagem! Estimo que sejam pelo menos uns 300”, contou um empresário e surfista João Baiuka.
O flagrante rapidamente se espalhou pelas redes sociais, rendendo comentários entusiasmados. “Vieram passar as férias”, brincou uma internauta. “Que privilégio assistir a esse espetáculo da natureza. Gratidão por compartilhar”, comentou outra.
Migração
A espécie observada é o pinguim-de-magalhães, que se reproduz na Argentina, no Chile, no Uruguai e nas Ilhas Malvinas.
Após o período reprodutivo, esses animais migram para o litoral brasileiro em busca de águas mais quentes, tranquilas e seguras.
Com tamanho que varia de 65 a 75 centímetros e peso entre 4,5 e 6 quilos, o pinguim-de-magalhães é um nadador ágil, podendo alcançar até 40 km/h. Segundo o Instituto Australis, que realiza pesquisas e monitoramento na região, eles se alimentam enquanto nadam, consumindo peixes, crustáceos, moluscos e plâncton.