Segunda-feira, 11 de maio de 2026
Fechar [x]

Medidas são adotadas após alerta de fortes chuvas

06/10/2023 06:00

Os municípios da região estão em monitoramento devido às previsões que apontam grande volume de chuva. Com a chance de chover mais de 100 milímetros, estratégias foram criadas, e medidas preventivas colocadas em prática durante a quinta-feira para, com prudência, evitar possíveis danos.


As equipes da Defesa Civil municipal atuam de plantão e monitoram em tempo real as condições do tempo. Em Laguna, todos os setores municipais envolvidos também já receberam comunicado para auxílio, em caso de necessidade.


De acordo com a Proteção e Defesa Civil do município, as maiores precipitações milimétricas serão registradas nesta sexta-feira à tarde e no sábado, quando, por volta das 12h, deve chover 45 mm.


Em Capivari de Baixo, a prefeitura discutiu o Plano de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública, que tem o objetivo de delinear diretrizes para que o município desenvolva as próprias orientações de enfrentamento aos desastres, como ações de resposta e medidas urgentes para o controle e a contenção dos eventos emergenciais, de forma qualificada e cooperativa.


Braço do Norte e Gravatal investiram em medidas preventivas. Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, em Gravatal, iniciou-se o serviço de drenagem de locais onde, em outras oportunidades, houve cheias. A secretaria de Agricultura, com apoio da Defesa Civil e Epagri, também orientou aos produtores para que fiquem em alerta às condições do tempo e, caso seja necessário, retirem seus animais de áreas baixas, que tenham risco de alagamentos.


Após a liberação através de concessão de licença ambiental, a secretaria de Infraestrutura de Braço do Norte também realiza trabalhos de prevenção de enchentes. Equipes trabalharam nos pontos mais críticos e propícios a alagamentos, como no bairro Coloninha.

 

Espaços que poderão se tornar abrigos provisórios são definidos

Gestores da prefeitura, da Defesa Civil regional, da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) e representantes de órgãos de segurança de Tubarão se reuniram novamente nesta quinta-feira, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), para alinhar ações de enfrentamento das fortes chuvas que são esperadas a partir desta sexta-feira.


Foram definidas as atribuições de cada órgão, caso haja necessidade de intervenções de ordem estrutural, como limpeza ou desobstruções de locais para escoamento da água, ou mobilização para auxiliar a população. O prefeito Jairo Cascaes determinou aos secretários agilidade para que as respostas às ações, caso necessárias, sejam imediatas.


A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social já definiu espaços que poderão ser tornar abrigos provisórios para receber pessoas desabrigadas e o estado de prontidão foi deflagrado em outras secretarias.


A frota do município que pode ser acionada em situações de enchente, alagamentos e deslizamentos de terra, como caminhões e máquinas retroescavadeiras, está alinhada. As forças de segurança também fazem parte do grupo mobilizado para o enfrentamento dos possíveis efeitos da chuva.


Nesta sexta-feira, às 10h, o grupo de trabalho volta a se reunir para analisar as atualizações dos modelos meteorológicos e, a partir deles, preparar em definitivo toda a estrutura pública para os três próximos dias.

 

Volume de chuva deverá ser de maior intensidade no sábado

A previsão, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram, aponta que sábado deverá ser o período com mais volume de água. Segundo os meteorologistas, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no Estado.


São previstas chuvas acima da média, intensas, intercaladas com períodos de melhora. É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no Estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais do Estado, como a Defesa Civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR