Considerados do grupo de risco devido ao coronavírus, os idosos têm recebido atenção redobrada. No Abrigo de Velhinhos de Tubarão, antes de ter sido anunciado o isolamento social, a direção tomou a medida de suspender as visitas externas. “Fomos antecipados pois sabíamos dos riscos que teríamos se não tomássemos uma decisão radical”, analisa a presidente do abrigo, Shirley Mendonça.
A presidente destaca também que outras medidas foram adotadas, como a mudança na escala de trabalho dos profissionais que lá atuam. “Para não ter muita circulação de pessoas, estendemos o horário de trabalho, como também o tempo de descanso delas. Isso também porque muitos teriam problemas de deslocamento por conta da falta de transporte público. Com organização, conseguimos seguir com o cuidado dos nossos idosos”, fala Shirley. Sobre os cuidados com higiene e alimentação, a presidente adianta que antes mesmo da chegada do vírus à região, o uso de máscara, álcool em gel, roupa e sapatos especiais já era rotina dentre os profissionais que lá atuam. “Para se ter uma ideia, atendemos cerca de 50 idosos. A maioria usa fraldas para dormir. Não teria como não ter um cuidado redobrado”, informa a presidente.
Todos estão bem cuidados. Seguimos com as precauções para esse vírus não nos alcançar”, fala a presidente.