Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Médico fala sobre álcool em excesso

Calor exige cuidado com o consumo de álcool e atenção aos sinais de mal-estar no verão

23/12/2025 06:00|Por Redação

Com a chegada do verão, as temperaturas elevadas, os encontros ao ar livre e as viagens de férias costumam vir acompanhados de aumento no consumo de bebidas alcoólicas. 

Para orientar a população sobre como aproveitar a estação com saúde e responsabilidade, o clínico do Complexo Médico Provida Lawrence de Luca Dias reforça cuidados essenciais. “As altas temperaturas aumentam a perda de líquidos e alteram o metabolismo do organismo. Quando somamos isso ao consumo de álcool, que já é um fator desidratante, o corpo fica mais vulnerável, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”, explica.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O médico ressalta ainda que o álcool tem efeitos potencializados no calor, mas para quem não abre mão de uma bebida social durante o verão é possível conciliar diversão com responsabilidade.

“O verão é um período para estar com a família, descansar e celebrar. Quando o consumo é consciente, a experiência é muito mais segura e agradável”, afirma Lawrence.

“Qualquer sinal de mal-estar após consumir álcool, como confusão mental, vômitos repetidos, dificuldade para caminhar ou desmaios, deve ser levado a sério. Nessas situações, é importante buscar atendimento médico o quanto antes. Com planejamento, informação e equilíbrio, é possível desfrutar dos momentos de lazer da estação de forma leve e responsável”, completa o médico.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR