Segunda-feira, 29 de junho de 2026
Fechar [x]

Máscara deve ser usada com cautela

18/03/2020 06:00

Após o surto do coronavírus (Covid-19), as máscaras cirúrgicas descartáveis ficaram ainda mais em evidência em todo o mundo. Na região, o artigo também ganhou as ruas, e basta circular em locais públicos e departamentos para observar alguém fazendo seu uso. No entanto, a máscara precisa ser utilizada com cautela.


De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, o uso das máscaras deve ser feito por profissionais de saúde e pessoas que estejam infectadas ou com sintomas da doença. “Porque se não vai chegar um momento que estes vão precisar e não haverá o artigo à disposição”, informa Daisson.


E esse foi o caso da fonoaudióloga de Jaguaruna Ana Luísa Cardoso Carvalho. Ontem, ela precisou ir ao supermercado. Por estar com sintomas de resfriado, preferiu usar máscara. Ana Luísa diz que, por conta dos sintomas, usar o item ao sair de casa é uma boa medida pra não passar o resfriado para outras pessoas.


Ela foi dispensada do trabalho para que tenha menos contato com outras pessoas nesse

período de prevenção. “Muita gente olha torto por causa da máscara”, fala. A fonoaudióloga foi ao mercado porque precisava comprar álcool. Além das máscaras, a procura também tem sido pelo álcool em gel. No entanto, o item está em falta na maioria dos locais.


Diante disso, Daisson orienta que o álcool 70%, mesmo não sendo em gel, pode ser utilizado. “Na falta dos dois, e primordialmente, uma medida eficaz contra doença é a higienização: lavar as mãos corretamente com sabão neutro”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR