A campanha de vacinação contra a gripe, que teve início há dois meses, está na reta final em todo o país. Agora, o foco é destinado aos adultos, de 55 a 59 anos, e aos professores, mas todas as pessoas que ainda não se imunizaram e que pertencem aos grupos de riscos devem realizar a vacinação. Em Tubarão, a cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde, encontra-se em 80,63% - ou seja, mais de 31 mil pessoas estão imunizadas -, mas alguns grupos prioritários ainda está com um baixo índice, o que preocupa os profissionais de saúde.
Toda a mobilização da campanha dá um retorno positivo, porém, ainda há público-alvo que não atingiu nem metade do esperado. “A campanha está sendo muito boa, no sentido geral, no coletivo. No entanto, nos preocupa as particularidades, a consciência individual e os risos que isso traz. Tivemos população que conseguimos imunizar acima do esperado, como os idosos. Porém, temos grupos como crianças e gestantes, que estão deficientes nisso e não percebem que o risco é o mesmo”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Vanessa Venâncio.