Sexta-feira, 03 de julho de 2026
Fechar [x]

Mais de 1,5 mil crianças são imunizadas

26/10/2019 06:00

A campanha de vacinação contra o sarampo para bebês de seis meses e crianças de até quatro anos terminou nessa sexta-feira, e a região imunizou, até a última contagem, na quarta-feira, 1.579 crianças. Mas mesmo quem não tenha participado da campanha ainda pode ser imunizado, já que as doses da vacina continuam disponíveis nos postos de saúde, pois fazem parte do calendário vacinal. 


De acordo com Juliana Genovez Muniz, técnica de Enfermagem do setor de Imunização da Regional de Saúde, os números foram considerados muito bons, uma vez que o total de crianças que compareceram para serem vacinadas foi ainda maior: 7.411. “É que nem todas as que compareceram para serem imunizadas realmente precisavam da dose da vacina, pois já haviam recebido a dose anteriormente. Mas isso prova que os pais estão levando seus filhos para serem vacinados”, comenta.


Das crianças que foram levadas para serem vacinadas, a maioria estava na faixa de quatro anos de idade, mas das que foram efetivamente imunizadas durante a campanha, bebês de seis a onze meses estiveram em maior número.


A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou no dia 7 de outubro em todas as cidades catarinenses. Na primeira fase da mobilização, que foi até sexta-feira, o público-alvo foi  formado por crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Entre 18 e 30 de novembro, a dose será aplicada em adultos entre 20 e 29 anos.

 

Casos da doença

Santa Catarina tem 45 casos confirmados de sarampo em 2019 e 15 suspeitas em investigação. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), e leva em consideração ocorrências até 13 de outubro. O número representa um aumento de 32% em relação ao último levantamento realizado pelo órgão, que somava 34 casos até o dia 4 de outubro.  Entre os 45 casos confirmados, três ocorreram em tripulantes de um navio, no mês de fevereiro deste ano, e outros 42 casos estão distribuídos em 12 municípios do território catarinense. A cidade com maior número de contaminação é Florianópolis, com 23 casos. Também tiveram casos confirmados: Joinville (4); Barra velha (3); Palhoça (3); São José (2); Guaramirim (1); Balneário Camboriú (1); Schroeder (1); Guabiruba (1); São João Batista (1); Imbituba (1); Concórdia (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR