Em visita ao DS, Maiara relatou que aceitou a convocação e sua principal bandeira não poderia ser outra: a agricultura
Primeira mulher eleita presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tubarão, onde atuou de 2019 a 2023, Maiara Pazeto Sumariva exerceu um papel de liderança que chamou a atenção. E a consequência foi o convite para se filiar ao PL e ser candidata a vereadora em 2024.
Em visita ao DS, Maiara relatou que aceitou a convocação e sua principal bandeira não poderia ser outra: a agricultura, com um braço para a regularização de imóveis. “No setor rural, se o produtor não tiver o imóvel regularizado, não consegue legalizar a produção, não consegue vender para mercados, nem participar de alguns programas do governo federal. Ele literalmente planta, produz, colhe e vende de porta em porta”, justifica. “Através da regularização de imóveis conseguimos o desenvolvimento da região. Na área urbana, por exemplo, é assim que se pode cobrar um IPTU correto e justo”, acrescenta.
Moradora do Sertão dos Corrêas, ela é formada em Processos Gerenciais, Cooperativismo e Psicanálise, atua na administração dos processos de regularização fundiária e gestão de propriedades rurais e também é instrutora cooperativista. Por quase sete anos, trabalhou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tubarão, orientando e ajudando os agricultores associados e comunidade agrícola, e idealizou o programa Mulheres Protagonistas e Participativas.