Obra na rua Aldo Hülse entra na fase final e amplia capacidade de escoamento
A Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Infraestrutura, segue avançando na fase final da obra de macrodrenagem da rua Aldo Hülse. A intervenção promoveu uma ampliação significativa da capacidade de escoamento, substituindo duas linhas de tubos de 0,80m por três linhas de aduelas de concreto, com dimensões de 1,50m x 1,50m, formando uma grande galeria subterrânea.
Com essa alteração, a área útil de passagem da água passou de aproximadamente 1,0 m² para 6,75 m², o que representa um aumento superior a 570% na capacidade de drenagem, proporcionando maior segurança hidráulica e redução do risco de alagamentos na região, esclarece o órgão.
A primeira etapa, que compreendeu a instalação das aduelas, já foi concluída. No momento, as equipes trabalham na execução da caixa de passagem responsável por interligar o fluxo da drenagem proveniente da galeria da Aldo Hülse — popularmente conhecida como Vala da Vina — com a rede que percorre a avenida Visconde de Barbacena.
Esta fase é considerada uma das mais complexas da obra, pois envolve serviços manuais e de alta precisão, incluindo o levantamento das cabeceiras em pedra, fundamentais para garantir a estabilidade e a durabilidade da estrutura.
Aduelas
As equipes da secretaria de Proteção e Defesa Civil continuam com os trabalhos de limpeza das valas e córregos que compõem o sistema de macrodrenagem de Tubarão, em diversos bairros. Nesta semana, os trabalhos se concentram na região de Congonhas e na rua Aldo Hülse, essa com a instalação de novas aduelas.
“As equipes de Defesa Civil vem executando a instalação de aduelas em diversos pontos da cidade nesta semana, por exemplo na rua Aldo Hülse. Essas estruturas fixas de concreto auxiliam na passagem da água e na drenagem do Município”, explica o secretário Rafael Marques.