Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Lojistas devem contratar até 20% a mais para o Natal

Contratações temporárias já começam a acontecer em Tubarão e no estado

27/11/2025 06:00|Por Redação

O comércio de Tubarão projeta um dos finais de ano mais movimentados dos últimos períodos, impulsionado pela decoração natalina, pelas atrações programadas no Centro e pelo aumento da circulação de consumidores. A expectativa positiva também reflete o cenário estadual: segundo levantamento da Fecomércio de Santa Catarina, 35,8% das empresas varejistas pretendem contratar trabalhadores temporários para atender à demanda de dezembro e da temporada de verão.

O estudo aponta que, no estado, 77% das empresas que contratam temporários consideram efetivar parte deles ao fim do período. No setor terciário, a média é de quatro novas contratações por empresa, chegando a 13 vagas adicionais em hotéis e pousadas e 12 em supermercados.

Em Tubarão, o movimento acompanha essa tendência. Para o diretor da CDL e lojista Harrison Marcon, dezembro segue como o mês mais importante para o setor. “Tubarão tem um Natal diferenciado. A decoração e os eventos trazem um grande público para o comércio, e os empresários apostam muito nessa data”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, a necessidade de reforço nas equipes é inevitável. “A alta demanda faz com que o comércio tenha que contratar temporários, e muitos acabam sendo efetivados”, explica. Apesar da dificuldade de encontrar mão de obra especializada — um desafio enfrentado em todo o estado, que segue com a menor taxa de desemprego do Brasil —, o período atrai trabalhadores em busca de renda extra. “Quando o empresário identifica potencial em um colaborador, costuma negociar para que ele permaneça na empresa”.

A projeção é que os lojistas de Tubarão ampliem em até 20% o quadro de funcionários neste fim de ano, percentual acima do habitual para o restante do calendário.

Funções   

As funções mais procuradas no estado incluem atendentes, operadores de caixa, recepcionistas, trabalhadores de limpeza, garçons, barmen e copeiros. Os formatos de contratação seguem predominantemente formais, com destaque para CLT por prazo determinado (38%) e indeterminado (34,2%).

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR