Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Livro de aluna valoriza as diferenças

A obra nasceu de conversas durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escola de Tubarão

11/08/2025 06:00|Por Amábile Corrêa / [email protected]

Yasmin Kraieski Cascaes, estudante de 12 anos, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), está no 7º ano da Escola de Educação Fundamental Professor Noé Abati de Tubarão e este ano participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

Nos últimos três meses, ela e sua professora, Samy Alves, uniram esforços para criar um livro, “A Ilha dos Meus Pensamentos”, que apresenta seu olhar sobre inclusão e diferenças na sociedade.

 O objetivo é inspirar outros alunos a respeitar as diferenças e mostrar que é possível realizar sonhos.

A ideia surgiu em um atendimento, durante uma conversa sobre autismo e inclusão. Ao perceber a perspectiva única de Yasmin, a professora perguntou se ela gostaria de colocar suas ideias no papel. “Foi assim que começamos a dar forma ao livro”, conta.

A obra reúne textos e desenhos feitos pela própria autora, resultado de um processo intenso, prazeroso e repleto de aprendizados. 

Entre os desafios, esteve a limitação de tempo, apenas duas aulas semanais para o desenvolvimento do projeto, mas a alegria de ver o orgulho da família e da própria Yasmin compensou todo o esforço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórias   

Para as duas, contar histórias é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, pois desperta empatia e reflexão. “As narrativas aproximam as pessoas de realidades que muitas vezes elas nunca vivenciaram, facilitando a compreensão sobre a importância de incluir e respeitar o próximo”, destaca a professora.

Entre os momentos mais marcantes, ela relembra uma frase dita por Yasmin: “Tia, eu só quero ser quem eu sou, sem me preocupar com julgamentos”. A declaração, segundo a educadora, sintetiza a essência do livro e da inclusão.

O lançamento oficial da obra ainda não aconteceu, mas está nos planos. A escola busca patrocínio para ampliar a tiragem e disponibilizar exemplares na biblioteca, permitindo que os alunos levem o livro para casa e compartilhem com suas famílias, multiplicando o aprendizado e a conscientização sobre a inclusão.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR