A obra nasceu de conversas durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escola de Tubarão
Yasmin Kraieski Cascaes, estudante de 12 anos, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), está no 7º ano da Escola de Educação Fundamental Professor Noé Abati de Tubarão e este ano participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Nos últimos três meses, ela e sua professora, Samy Alves, uniram esforços para criar um livro, “A Ilha dos Meus Pensamentos”, que apresenta seu olhar sobre inclusão e diferenças na sociedade.
O objetivo é inspirar outros alunos a respeitar as diferenças e mostrar que é possível realizar sonhos.
A ideia surgiu em um atendimento, durante uma conversa sobre autismo e inclusão. Ao perceber a perspectiva única de Yasmin, a professora perguntou se ela gostaria de colocar suas ideias no papel. “Foi assim que começamos a dar forma ao livro”, conta.
A obra reúne textos e desenhos feitos pela própria autora, resultado de um processo intenso, prazeroso e repleto de aprendizados.
Entre os desafios, esteve a limitação de tempo, apenas duas aulas semanais para o desenvolvimento do projeto, mas a alegria de ver o orgulho da família e da própria Yasmin compensou todo o esforço.
Histórias
Para as duas, contar histórias é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, pois desperta empatia e reflexão. “As narrativas aproximam as pessoas de realidades que muitas vezes elas nunca vivenciaram, facilitando a compreensão sobre a importância de incluir e respeitar o próximo”, destaca a professora.
Entre os momentos mais marcantes, ela relembra uma frase dita por Yasmin: “Tia, eu só quero ser quem eu sou, sem me preocupar com julgamentos”. A declaração, segundo a educadora, sintetiza a essência do livro e da inclusão.
O lançamento oficial da obra ainda não aconteceu, mas está nos planos. A escola busca patrocínio para ampliar a tiragem e disponibilizar exemplares na biblioteca, permitindo que os alunos levem o livro para casa e compartilhem com suas famílias, multiplicando o aprendizado e a conscientização sobre a inclusão.