Seis instituições da região serão beneficiadas e aguardam transferência através do Estado
Seis hospitais da região vão receber auxílio financeiro emergencial para atuar de forma coordenada no controle do avanço da pandemia da covid-19.
O montante de pouco mais de R$ 2,6 milhões virá do governo federal e será distribuído às unidades escolhidas que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). A liberação do valor foi publicada no dia 21 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, responsável por repassar os valores, os contratos estão sendo elaborados junto às entidades beneficiadas para o atendimento à portaria citada.
Da região, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, referência para os municípios da Amurel, deve receber o maior montante. O auxílio é de R$ 1.520.939,25. Na unidade, os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos, medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares para o atendimento adequado à população e para a realização de adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva.
Quem também faz parte da lista são: o Hospital de Laguna terá o repasse de 387.789,15; o Hospital São Camilo, de Imbituba, recebe a quantia de R$ 352.535,59; em Braço do Norte, o Hospital Santa Teresinha ganhará o montante de R$ 161.218,94; o Hospital de Jaguaruna receberá R$ 142.252,01; e a Fundação Santa Otília, de Orleans, terá o repasse de R$ 104.318, 14.
As entidades beneficiadas deverão prestar contas da aplicação dos recursos aos respectivos fundos de saúde estadual, distrital ou municipais e disponibilizar em sítio oficial específico na rede mundial de computadores com ampla transparência.