Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Legado ultrapassa gerações

Pai, filho e dois netos dedicados à medicina e ao cuidado humano

17/10/2025 06:00|Atualizada em 20/10/2025 00:11|Por Redação

Ser médico vai muito além de uma profissão, é uma vocação que pode atravessar gerações. No Dia do Médico, comemorado neste sábado, 18, lembramos de famílias em que o jaleco branco é um símbolo de orgulho, exemplo e continuidade.

Foi assim com um dos fundadores do Complexo Médico Provida, Dr. Jaime César Souza, falecido em janeiro de 2016, que por mais 40 anos exerceu a profissão de cirurgião do aparelho digestivo. 

Seu filho, Dr. Jaime César Gelosa Souza, também cirurgião do aparelho digestivo, ainda criança decidiu seguir os mesmos passos do pai, assim como seu filho, Jaime Faust Souza, de 19 anos, e a sobrinha Sofia Gelosa Souza Bittencourt, de 18 anos, que estudam medicina.

“Desde pequeno eu via meu pai chegar em casa depois de um plantão e percebia o brilho no olhar dele ao falar com carinho dos pacientes e dos desafios da profissão. Isso me inspirou a querer fazer o mesmo, a dedicar meu futuro a cuidar da saúde das pessoas”, lembra Dr. Jaime.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inspiração   

Hoje, o neto Jaime divide mais do que o mesmo sobrenome, compartilha a mesma paixão e o mesmo compromisso com o cuidado humano. 

“Escolhi a medicina porque é um legado da minha família que pretendo continuar, além de ser uma profissão muito nobre. Cresci nesse ambiente de vocação por ajudar ao próximo. Em relação à especialidade, tudo me leva a pensar que seguirei o mesmo caminho dos dois, mas como ainda estou somente no quarto semestre, tenho muita coisa ainda a estudar. Se meus olhos brilharem para outra especialidade, então, seguirei por outros rumos”, conta o estudante.

Para Sofia, estudante do primeiro ano de medicina, a escolha vai além do histórico familiar, a vocação por ajudar ao próximo também ajudou na decisão. “Escolhi a medicina muito cedo. Minha vida inteira tive essa vontade, principalmente de ajudar, que é a minha maior motivação. Já na faculdade estou realizando e acompanhando atendimentos e levar alívio e conforto aos pacientes é muito mais do que gratificante. Obviamente que a influência de meu avô e do meu dindo foi muito grande também, ver como eles gostam do que fazem e como humanizam a medicina é muito inspirador e, com certeza, me ajudou nessa escolha”, conta a neta.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR