A Justiça determinou que o conteúdo publicado em uma rede social, relatando uma situação em que havia sido aplicada uma vacina contra a covid-19 com a seringa vazia por uma profissional de saúde de Tubarão, deve ser removida sob pena de multa diária de R$ 500. A ação foi movida pela própria profissional de saúde, alvo da notícia falsa.
Na última terça-feira (20), a Fundação Municipal da Saúde (FMS) esclareceu o acontecimento a que a publicação se referia. A explicação foi que a profissional agiu de forma correta e dentro dos padrões de segurança esperados, ao fazer a troca de uma seringa que continha uma dosagem menor do que a correta, por uma seringa com a quantidade certa da vacina.
Na decisão judicial, ainda foi afirmado que a remoção da publicação se faz necessária tendo em vista a importância da credibilidade do trabalho da profissional na atual situação de crise global.