Franco e Nicola integram uma delegação de 14 pessoas que estão visitando cidades da região
Dois italianos que fazem parte da comitiva da região do Vêneto estiveram no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (Cedohi), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, e ainda abrir portas para futuros grupos que venham fazer o chamado “turismo de raiz”.
O ex-senador e atual presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo, de Treviso, Franco Conte, e o escritor e cineasta Nicola Vegro, de Pádua, foram recepcionados pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, pela vice-prefeita de Orleans, Leonete Canever Librelato, e por outros representantes da instituição. Durante a visita, trataram de possíveis parcerias.
Franco ressaltou que o governo italiano vem apoiando o chamado “turismo de raiz”, no qual o turista busca conhecer os destinos dos parentes e compatriotas que migraram para o Brasil. Franco e Nicola integram uma delegação de 14 pessoas que estão visitando os municípios de Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Treviso, Nova Veneza, Morro Grande e Florianópolis. Eles permanecerão no Brasil até o próximo dia 26.
“Estamos retribuindo a hospitalidade que tivemos em nossa viagem em 2022, quando Franco nos recebeu na Itália. Receber essas missões estreita as relações, possibilita futuras parcerias e reforça nosso compromisso, como o convênio que temos com o Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI), de Gênova”, analisa o reitor.