Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Invasão argentina movimenta praias de Laguna e Imbituba

Número de argentinos na região mais que dobra em relação ao ano passado

26/01/2026 06:00|Por Redação

Ao contrário de Florianópolis e outras regiões de Santa Catarina, Laguna e Imbituba apresentaram crescimento expressivo no número de visitantes vindos da Argentina no início de 2026, com aumento superior a 100% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um levantamento da Fecomércio-SC, que analisou as duas primeiras semanas de janeiro, apontou que, em Laguna, os turistas argentinos passaram de 7% para 20% do total de visitantes, um crescimento proporcional de aproximadamente 185,7%.

Em Imbituba, o avanço também foi significativo: a presença dos argentinos saltou de 9% para 19%, alta de 111,1%. O desempenho positivo chama a atenção em um cenário estadual de retração.

No mesmo período, a presença de turistas argentinos em Santa Catarina caiu 13% em comparação ao verão de 2025. Em Florianópolis, a redução foi ainda mais acentuada, passando de 39% para 24% do total de visitantes estrangeiros.

Apesar da diminuição geral no estado, os argentinos seguem como o principal público estrangeiro em Santa Catarina, representando 81% dos turistas internacionais. Uruguaios, paraguaios, chilenos e europeus completam a lista. Ainda segundo a Fecomércio-SC, fatores econômicos ajudam a explicar o cenário contrastante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perfil

A valorização do real, que chegou a 11% em relação ao ano passado, encareceu o custo da viagem para os argentinos, assim como o aumento do endividamento das famílias no país vizinho e a queda no Índice de Confiança do Consumidor argentino em dezembro.

Mesmo assim, destinos como Laguna e Imbituba, especialmente áreas como a Praia do Rosa, têm se destacado, em especial entre os jovens. O perfil alternativo, as praias mais preservadas e a oferta de experiências ligadas à natureza e ao surfe aparecem como diferenciais que atraem esse visitante.

Além disso, a pesquisa mostra que, apesar da redução no número de argentinos em algumas regiões, o turista estrangeiro que visita Santa Catarina está gastando mais. O gasto médio por período de estadia subiu 4,6%, passando de R$ 11,5 mil para cerca de R$ 12 mil.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR