Sábado, 11 de julho de 2026
Fechar [x]

Instituto de Meio Ambiente emite licença para usina termossolar

08/01/2019 06:00

A Eletrosul tornou público nesta semana que recebeu do Instituto do Meio Ambiente (IMA) a licença ambiental prévia para a implantação da Usina Termossolar de Laguna, em Caputera.


O empreendimento da Eletrosul será um dos primeiros do país a utilizar exclusivamente a energia térmica solar para a geração de eletricidade. O objetivo é testar a eficiência da tecnologia CSP (Concentrated Solar Power).


“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim, resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, conta o prefeito de Laguna, Mauro Candemil.


O início da implantação da usina está previsto para 2019, e a duração total do projeto, incluindo os estudos acadêmicos e científicos, será de três anos.


A usina terá capacidade de geração de energia equivalente a 0,25MW. O empreendimento está orçado em R$ 16,5 milhões, e será viabilizado pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O projeto será executado pelas empresas Eudora Energia e Facto Energy. A usina será implantada numa área de 2,8 hectares cedida pela prefeitura de Laguna. O terreno fica na localidade de Caputera, às margens da BR-101.


A partir do início da operação, a energia gerada será injetada na rede de distribuição local, e poderá ser convertida em créditos para o consumo de espaços públicos sob gestão da administração municipal. Inicialmente, a Eletrosul será responsável pela operação e manutenção da usina. No futuro, poderá ser transferida para uma instituição de ensino e pesquisa.

 

Tecnologia utilizada

A usina termossolar utilizará concentradores cilindro-parabólicos, com espelhos curvados, formando estruturas parecidas com calhas. Elas são suspensas por torres, e se movimentam a partir de um mecanismo de rotação que faz com que os espelhos acompanhem a trajetória solar. Os raios solares são refletidos pelos espelhos para um tubo que absorve a radiação solar e a transfere, na forma de calor, para um fluido térmico que circula no interior dessa tubulação. O fluido troca calor com um segundo circuito interno. Essa troca resulta em vapor, que impulsiona uma turbina acoplada a um gerador elétrico, produzindo eletricidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR