Quem passou esta semana nas imediações da avenida Afonso Pena e da rua Manaus, em Tubarão, percebeu uma movimentação diferente de máquinas e operários no terreno ao lado da pista de skate. São as obras de construção da Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, já popularmente chamada de praça do avião, o novo espaço de lazer e resgate histórico do aeroporto que funcionou em Tubarão até os anos 70, na área onde hoje está a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.
A obra será executada em até 120 dias pela empresa D7 Empreendimentos e Construções LTDA, de Lauro Müller. O município investirá R$ 317.284,13 no novo espaço para a população de Tubarão e da região.
“A cidade precisava de um espaço para resgatar as memórias do local onde durante tanto tempo existiu um aeroporto. É uma parte importante da história de Tubarão que estava se perdendo no tempo, mas em breve será eternizada em um local que será um grande ponto de encontro e lazer para toda a região”, observa o prefeito Joares Ponticelli.
A grande atração do memorial será um avião que ficará em exposição como uma espécie de monumento. A aeronave, já inativa, foi viabilizada pelo deputado federal coronel Armando junto à Força Aérea Brasileira (FAB).